terça-feira, 17 de abril de 2012

VOCÊ E LIDER DA TUA PRÓPRIA VIDA?

Recentemente participei de um seminário sobre a liderança e revendo as minha anotações sobre planeamento pessoal, percebi que a liderança está directamente ligada ao nosso planeamento pessoal. Você deve estar se perguntado o que isso tem a ver? Então eu te pergunto: Você é líder da tua própria vida?


 Nos definimos metas e a busca da mesma forma que líderes, equipes, empresas ou exércitos fazem. Você define o que você quer, planeia, faz o que tem que ser feito e alcança a meta. Se você não possui esta visão de conjunto no entanto, teus esforços podem ser vãos.

Se você olha para a sua vida de forma departamentalizada, você terá dificuldade para conciliar todas as áreas. Além disso, para atingir grandes metas você precisa ver o todo, você precisa entender onde você está no momento e onde você deseja chegar de uma forma muito mais profunda do que “eu estou no ponto A e quero chegar no ponto B” como a grande maioria faz.

Um grande erro que as pessoas cometem ao definirem metas é não especificarem com clareza o que é exactamente que elas querem. Elas não olham para o quadro inteiro. Elas não dedicam um tempo para definirem o que elas estão tentando alcançar e quais são suas expectativas. Elas não se dedicam a pesquisar o que é preciso para conseguir o que querem. O resultado é um planeamento “frouxo” cheio de furos e pouco claro. A maioria das pessoas não se dá nem ao trabalho de planear, elas simplesmente definem “quero chegar lá” e esperam que a vida tome conta de levá-las para “lá”.


Planear não é a solução entretanto. Um planeamento é como um mapa. Se você não mapear o teu caminho correctamente, você não chegará onde quer!

 Nem sempre nós temos acessos aos dados reais, você não pode exactamente prever o futuro e saber o que vai acontecer em seu caminho até a sua meta. Às vezes, você não consegue sequer ver a situação presente com clareza. Com base neste fato, algumas pessoas simplesmente desistem de planear. Acham que como a vida é mesmo imprevisível, as coisas não vão sair como planeado de qualquer forma.

Não deixe que a imprevisibilidade da vida o impeça de planear. As vezes para ver o quadro completo você precisa de um pouco de imaginação. Você precisa criar cenários. É assim que empresas e exércitos “prevêem o futuro”. Será muito mais fácil para você, entretanto! Se empresas e exércitos conseguem definir cenários nos ambientes caótico dos negócios e guerra, por que você não pode fazer o mesmo em sua vida?

Você tem sido o lider da tua própria visa???     Deie o seu comentario no blog.

Sem comentários: