segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

VIVER BEM

Muita das vezes nos metemos a pensar se eu fosse mas ajuizado, mas responsável, mas construtivo e bem mas severo ñ teríamos motivos para desistir da vida, das circunstancias e ate mesmo dos nossos sonhos
Porque viver bem compreenda-se fazer bom uso da vida. Todo usar é com alguma finalidade/ sentido, mas qual sentido dar à vida? Diferentes respostas podem ser dadas de acordo com a moral, sendo essa um conjunto de normas de como fazer algo seja de fundamento cristão, muçulmano, budista, das leis ou outro.
Normalmente, a mídia claramente mostra o sentido da vida, ser feliz, e com os produtos vendidos por ela. Para comprar é necessário trabalhar, para tanto é preciso estudar matérias específicas. Assim, a educação é baseada em matérias necessárias para passar no teste, entrar numa boa faculdade, achar um "bom" emprego e comprar/ ter o que faz feliz.

São 3 as noções básicas de beleza hoje exaltadas geralmente na mídia, quanto mais rápido e sem esforço forem atingidas, melhor (imediatismo actual): (1) jovialidade, (2) magreza e (3) ser bem sucedido profissionalmente, tornando-se, portanto um nobre consumidor (dentro da moral das vendas), tanto de cosméticos, quanto de carros novos, corpos firmes, jovialidade e outros.
Em outras palavras, é considerado belo aquilo que se refere a gastar dinheiro, se vendesse mais ser gordo do que ser magro, mais aparentar ser idoso do que jovem mais a felicidade do que o medo, a virtude do que o vício, "o certo do que o errado", a coragem do que o medo, e assim por diante, propaganda referentes a esses temas já teriam sido encomendados através de músicas ("A Jovem de Lisboa" não tinha um ar de sabedoria no balançar do seu dourado corpo), poemas ("Tudo vale a pena se a alma não é "pequena" esse tudo inclui viajar e morrer em prol não se sabe do quê), novelas, jornais, filmes e outros. Por que em uma capa de uma revista conhecida aparece um juiz criminoso, mas não aqueles que lutaram, superaram a si e trabalharam para fazer justiça?

A moral é e sempre foi ditada por aqueles que controlam a comunicação, dizendo ser em prol dos emissores e/ou receptores, seja como for, eles as regem. Por isso a mídia vale tão pouco. A moral geral da mídia é simples: siga a felicidade, fuja da dor. Diga-se de passagem, dirá com o quê ser feliz e ter dores, vendendo logo em seguida ou concomitantemente, como seguir e fugir.
Fala-se muito, inclusive na mídia, de buscar relacionar-se com as pessoas, não colocam, entretanto quais as virtudes necessárias para tornar relacionamentos longos, bons e duráveis, por exemplo: aprender a observar o outro, temperança, paciência, tolerância, justiça, fidelidade, lealdade, nobreza, ética, exercício, disciplina, saber dizer não a prazeres e sim a dores, até pela possibilidade de maiores prazeres e menores dores depois, aprender a questionar os próprios sentimentos e os próprios sonhos.
A Liberdade de Pensamento não é vendável, até porque ela é a possibilidade em última - ou primeira - análise, de formar em si a própria educação. Além de ser muito mais difícil, questionável e inseguro do que seguir as normas expostas pelas "novelas". Aprender a ser livre é aprender a educar a si, formar os seus próprios critérios, sentimentos, comportamentos, é tornar-se dono de ti, governador das próprias expectativas e decisões, até para decidir pelo quê vale a coragem.

Algumas virtudes são necessárias para se tornar o próprio mestre, a primeira talvez possa ser saber que o sentimento vem do pensamento. Entender alguém e a ti é entender os pensares e como estes governam todas as escolhas, sentimentos, expectativas, sonhos, medos, ansiedades, angústia e outros. Tendo também necessária prudência, lucidez, paciência, temperança e outros.

"A maior aventura de um ser humano é viajar,E a maior viagem que alguém pode empreender é para dentro de ti mesmo. E o modo mais emocionante de a realizar é lendo este blog,
Pois um blog revela que a vida é maior do que todos os livros,
Mas é pouco útil para quem não souber ler nas entrelinhas e descobrir o que as palavras não disseram:
No fundo, o leitor é o autor da sua história."

Tenham todos um bom dia...

Sem comentários: