terça-feira, 17 de janeiro de 2012

QUANDO TUDO DIZ QUE NÃO!

A um tempo atrás estive na índia, algo muito importante me despertou a atenção, os índios da tribo Dakota passam de geração a geração o seguinte ensinamento: “Quando você descobre que está montando um cavalo morto, a melhor estratégia é desmontar”.Nas organizações públicas ou privadas, muitas pessoas se recusam a desmontar do cavalo morto e continuam a usar práticas e manter ideias que se tornaram obsoletas e contraproducentes. Alguns exemplos do que elas fazem:
Pode dar-se ao exemplo ao que muitas pessoas encaram como um acto de preocupação; quando vem as circunstancias, os problemas diários, as decepções, e parecem fingir que nada esta a acontecer, procuram esconder os problemas com medo de enfrenta-los, antes mesmo de desafia-los.

No mundo real, as oportunidades passam montadas em cavalos alados e não voltam uma segunda vez. Para aproveitá-las é necessário abandonar a comodidade e a segurança dos cavalos mortos, ou seja, da inércia. Novas oportunidades e desafios exigem que olhemos nosso trabalho sob perspectivas diferentes, novos valores e novas atitudes. Santos Dumont não teria inventado o avião se tivesse se contentado com o sucesso de seus balões dirigíveis. Bill Gates e Steve Jobs não teriam aberto os caminhos para a popularização do PC se não se libertassem da mentalidade dominante de main frames e sistemas operacionais cada vez mais complexos e pesados.
No processo criativo, o cavalo morto representa os temores, preconceitos, suposições e paradigmas obsoletos que bloqueiam nossa criatividade. Fuga, o segundo princípio do processo criativo, nos convida a escapar destes bloqueios mentais e libertar nossa imaginação. Em ferramentas de criatividade você encontrará algumas ferramentas criadas para ajudá-lo nesta fuga.
Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.Lucas 6:21

Vamos ter problemas que nos levaram ao ponto de desistir de viver, problemas que nos deixaram sem saída, tem aquelas pessoas que já até vem em mente tirara própria vida, ainda que todos, todos mesmo te virem as costas, estas encurralado, eu pergunto' para que desistir de lutar quando temos forças para respirar.... Quando você e eu pautamos a nossa vida no criador, acontece isso-»»»
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.Isaías 44:3

                     Um forte abraço, te vejo por ai ou nas nuvens!

Sem comentários: