terça-feira, 25 de junho de 2013

Até que ponto o ser humano é capaz de elevar a sua imaginação e ser CONSCIENTE DE ALCANÇAR os seus SONHOS!

Introdução

O potencial do cérebro humano é vasto e a maioria das pessoas nunca chega a utilizar senão uma fracção desse potencial. Quando compreender tudo aquilo de que o seu cérebro é capaz, estará apto a melhorar a sus memória, a desenvolver a sua inteligência, a aumentar a sua criatividade e muito mais. O desejo de compreender o consciente é hoje um dos temas mais quentes no estudo científico do cérebro. Outra questão muito debatida é a forma integrada como o consciente e o inconsciente funcionam para produzir os nossos afectos, pensamentos e acções.

1 - Consciência e Máquinas
Alan Turing - a vida de A.Turing foi tão brilhante como trágica. Nascido em 1912, filho de um funcionário inglês em serviço na Índia, a sua infância, já em Inglaterra, foi uma mistura solitária de colégios internos e de lares adoptivos durante as férias. Em 1937, jovem professor na Univ. de Cambridge, publicou um pequeno artigo onde estabelecia, em duas penadas, os princípios matemáticos universais subjacentes aos computadores. Depois, com o deflagrar da II Guerra Mundial, foi recrutado para ajudar a desenvolver as primeiras máquinas descodificadoras de Bletchley Park, o centro ultra-secreto dos Serviços Secretos do Reino Unido. Depois da guerra, Turing esperava aperfeiçoar os seus planos de um computador para uso geral. Mas o projecto fracassou devido a burocracias e atrasos técnicos, por isso Turing regressou às suas visões teóricas das máquinas do futuro. Em 1950, fez a famosa previsão de que em breve os computadores haviam de pensar, deliciando o público com comentários engraçados como  <<Um dia, as senhoras levarão os seus computadores a passear no parque e dirão umas às outras : "O meu computadorzinho disse-me uma coisa tão engraçada esta manhã!" >>. Infelizmente para Turing, quando agentes da Polícia investigavam um assalto a sua casa, em 1952, ele revelou acidentalmente que era homossexual, o que nesse tempo era ilegal. Condenado por indecência grave, só foi poupado à prisão na condição de seguir um tratamento <<curativo>> à base de hormonas femininas. Suicidou-se em 1954, aos 41 anos, comendo uma maçã impregnada de cianeto.
Teste de Turing
Trabalhando com base no princípio de que se qualquer coisa anda como um pato e grasna como um pato, então é um pato, Alan Turing sugerira que o único teste de consciência que um computador teria de passar seria convencer os seres humanos de que também ele era consciente. Esta ideia curiosa deu origem a um concurso anual em que os membros do júri, conversando através de um teclado e de um ecrã, têm de adivinhar se estão a falar com um programa de inteligência artificial ou com uma pessoa real. Ainda não houve um único programa que tenha enganado os júris, embora as suas perguntas sejam pouco profundas. Você deixar-se-ia enganar pela conversa que se segue ?
Computador: Olá . O meu nome é Jim. Quem é você ?
Juiz: Carlos.
Computador: Carlos é um lutador de boxe na peça "As You like it", de Shakespeare e também rei de França em Henrique VI, parte 1.
Juiz: Você gosta de Shakespeare ?
Computador: Gosto, claro.
Juiz: De que é que gosta nas peças de Shakespeare ?
Computador: Bem, têm qualquer coisa de especial.
Juiz: Acho interessante que goste das suas obras.
Computador: Eu gosto de pistolas de atordoar.
Juiz: Como aquelas da Guerra das Estrelas ?
Computador: Talvez.
Juiz: Talvez o quê ?
Computador: Nada.
Juiz: Isso é uma resposta muito vaga.
Computador: Pois é.

Sem comentários: